Ambulante que vende suco de limão com coco em Salvador guarda receita secreta e já comprou mil frutas em uma semana
12/04/2025
(Foto: Reprodução) Milton França vende suco de limão com coco no Centro Histórico há 20 anos. Sucesso de vendas está associado a propaganda em vários idiomas e a uma receita secreta. Ambulante que vende suco de limão com coco na BA já precisou comprar mais de mil frutas
Quem anda pelo Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, costuma ouvir a propaganda do suco de limão com coco do Milton - ou "lemon juice with coconut", para os gringos. A criação do pernambucano dura mais de 20 anos e agradou tanta gente que ele já precisou comprar cerca de mil cocos em uma só semana.
"Quando comecei não imaginava que seria esse sucesso todo", contou o empreendedor Milton França, que guarda a receita a sete chaves e tem um faturamento médio anual de R$ 140 mil.
Tudo o que ele revela é que o preparo leva limão, coco seco e um pouco de açúcar. O suco é feito pelo próprio Milton e guardado em garrafas térmicas de oito litros.
A quantidade é produzida de acordo com a época do ano. Na sexta-feira (10), quando o g1 conversou com Milton, por exemplo, 24 litros foram comprados pelos clientes em um intervalo de uma hora.
Na alta temporada, ou seja, no verão, as vendas costumam ser impulsionadas pelo turismo na cidade. Segundo o empreendedor, para dar conta da demanda do período, já precisou comprar mil cocos em uma só semana.
A bancária Nádia Moraes mora em São Paulo e viajou para Salvador a passeio. No Centro Histórico, ela ouviu falar no suco diferentão e decidiu experimentar.
"Nunca tinha ouvido falar. Achei muito gostoso e refrescante", opinou a paulistana.
Milton traduziu o nome do negócio para várias idiomas
Uediton Teixeira/ g1 BA
Além da qualidade do produto, outros dois fatores auxilia nas vendas do suco: a parceria com os guias turísticos que levam excursões ao Pelourinho, e fazem parada obrigatória no ponto onde ele trabalha, e a propaganda escrita em diversos idiomas.
No carrinho do suco, há traduções para o inglês, francês, alemães e até mandarim. Além disso, há uma caixa de som que toca a propaganda do suco em looping, também em várias línguas.
A turista francesa Emilie Carmona, de 23 anos, foi atraída pela propaganda e pela junção pouco provável dos ingredientes.
"É uma aliança particular, mas, surpreendentemente, funciona muito bem", disse.
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Várias tentativas
Suco de limão com coco do Milton faz sucesso no Pelourinho
Malu Vieira/ g1 BA
Até chegar ao suco original, foram várias tentativas. Quando começou a vender sucos no Centro Histórico, Milton fez receitas de limão com hortelã e limão com cajá, até decidir vender o bom e velho suco de limão. Porém, a acidez da fruta o desagradava - e foi aí que entrou o coco.
"Eu vendia sucos comuns e depois comecei a misturar. No caso do limão, me incomodava sempre o ácido. Daí veio a ideia de misturar limão com água de coco, que deu certo. Depois decidi trabalhar o suco de limão sempre com o coco e descartei os outros, passei a vender só esse, que era único, não tinha em lugar nenhum", disse.
Para ver se a ideia era aprovada pelos clientes, Milton montou uma bandeja com copinhos para degustação gratuita. Quem experimentava, queria repetir.
As vendas aumentaram e mais gente entrou no negócio para ajudar. Além de Milton, a filha Ábida França, o genro Gerson Danilo, a esposa Joelma França e a funcionária Marise, trabalham no negócio diariamente. Parte da equipe fica com vendas, outra parte com a produção e redes sociais.
A única "filial" do suco de limão com coco é gerida pela filha, Ábida, e pelo marido dela, Gerson. Apesar do sucesso, Milton não pretende abrir mais carrinhos pela cidade, nem levar o negócio para Pernambuco, onde nasceu.
"Não quero expandir e perder a qualidade. Eu prefiro trabalhar só com minha filha, mantendo a qualidade, do que expandir, a qualidade cair e o pessoal reclamar. Tenho essa preocupação", explicou.
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